terça-feira, 13 de abril de 2010

Trajetória do Fusca


A partir de hoje você irá acompanhar a trajetória do Fusca- um dos veículos que mais fizeram sucesso na história do Brasil Inicio da década de 30. Ferdinand Porsche desenvolveu um projeto na sua própria garagem, em Stuttgard, Alemanha. O primeiro projeto do Fusca, era equipado com um motor dois cilindros, refrigerado a ar, que tinha um rendimento absurdamente péssimo.Criaram o motor quatro cilindros, opostos dois a dois , chamado de Boxter,também refrigerado a ar, com suspensão independente dianteira, que funcionavam através de barras de torção.

Foi um projeto ousadamente revolucionário, pois até então os carros da época eram feitos com motores refrigerados a água e suspensão que em sua maioria usavam feixe de molas (tipo suspensão de caminhões) ou molas helicoidais. Lançado oficialmente em 1.935, pelo então projetista Ferdinand Porsche, o Volkswagen podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos, e era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com caixa de câmbio inferiores a 3 marchas.

1936
: já reformulado, com bastantes semelhanças com o Fusca de hoje, o Volkswagen era equipado com duas pequenas janelas traseiras, 1.937: existiam 30 outros modelos sendo testados na Alemanha. E a partir de, 1938: iniciou-se a construção, em Hanover de uma fábrica a qual o Volkswagen seria construído na forma de fabricação em série

1.939
: devido ao início da segunda guerra mundial, o Volkswagen acabou virando veículo militar. Derivados do fusca, como jipes e até um modelo anfíbio (Shwinwagen, atualmente existem três no mundo, e um no Brasil). A mecânica também haveria mudado. Virabrequim, pistões, válvulas, o motor de 995 cc.e 19cv passou a ser de 1.131 cc. e 26 cv. Mais de 70 mil unidades militares foram produzidas

1.946
: portanto um ano depois, já existiam 10 mil volkswagens sedans em circulação. 1.948: existiam 25 mil, sendo 4.400 para exportação.

1.949
: o Fusca já teria seu próprio mercado nos EUA.

1.951:
havia duas janelas repartidas na parte traseira, embora continuar sem os "quebra-ventos".

1.953:
o fusca surgia com "quebra-ventos" nas janelas laterais, e a partir da segunda série deste ano a janela traseira se resumia a uma única, em formato oval. Neste mesmo ano o fusca começou a ser montado no Brasil.

1.959:
o Fusca começou a ser fabricado no Brasil.

1.961:
no segundo semestre, o sistema de sinaleiros (pisca-pisca) deixa de ser uma barra na coluna lateral central (também chamada de bananinha) para as lanternas traseiras, juntamente com as luzes de freio.

1.970:
o Fusca sofreu uma grande transformação...
Amanhã vocês ficarão sabendo que transformação foi essa! Boa tarde a todos! Luana Souza

Fonte: http://www.fuscaclube.com.br

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